O desejo de construir uma igreja dedicada à Nossa Senhora Aparecida no bairro Jardim São Paulo surgiu quase que simultaneamente em dois grupos de moradores: um liderado pelo professor Paulo Ribeiro Noronha e outro, por Benedita de Santana Carneiro. Sabedores das intenções recíprocas, ambos os grupos resolveram fundir-se e, assim, surgiu a Associação Nossa Senhora Aparecida do Jardim São Paulo, sob a presidência provisoria de Paulo Ribeiro Noronha, em junho de 1958. Sendo o primeiro objetivo da Associação a construção da igreja, foram iniciados os trabalhos de arrecadação de fundos. Em dezembro de 1958, foi comprado o terreno, e, em 29 de novembro de 1958, foi lançada a pedra fundamental.

No dia 21 de abril de 1960 foi criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim São Paulo, pelo cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo metropolitano. Com o esforço da Associação rapidamente ergueu-se o templo, inaugurado em 15 de agosto de 1960, com a benção e a celebração da primeira missa presidida por Dom Paulo Rolim Loureiro.

Ao Celebrarmos os 60 anos de vida paroquial e de expressão da devoção à Nossa Senhora Aparecida, revisitamos os inícios da história de fé no Jardim São Paulo. Sentimo-nos ligados ao amor de todos os brasileiros pela mãe de cristo e mãe da igreja. Agradecemos à mãe aparecida o carinho com que nos acompanha, encoraja e socorre por meio de sua intercessão e testemunho de fé.

Sentimos a sua presença materna profundamente entrelaçada com a história do bairro ao longo desses 60 anos. Em tudo que vivemos na igreja, na paróquia, nas famílias e na vida pessoal de cada um de nós há o toque de Nossa Senhora Aparecida de suas mãos Provêm inumeráveis sinais do amos, da graça, da misericórdia e da providencia do senhor que nos deu a vida e nos deu a sua mãe, amando-nos até o fim e estando conosco cada dia, até o fim dos tempos, nos congregando na unidade ao redor da sua e nossa mãe. E por isso, continuamos a dizer: “O Senhor fez em mim maravilhas e santo é o seu nome” (Lc 1, 49).