“Amar e servir com alegria” e ter como maior motivação que, Deus chama cada um de seus filhos para que o seu Plano de Justiça e Amor seja realizado no meio da nossa sociedade. Esse é o sentimento dos cristãos leigos que trabalham nas diversas pastorais da nossa igreja.
O Papa Francisco refere-se as pastorais lembrando que a contribuição da igreja, através das pastorais no mudo atual é enorme, e agradece a todos os cristãos que oferecem o seu tempo e a sua vida, com seus devidos dons, para atender determinadas situações em uma realidade específica, tendo como foco principal, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e o sentimento de estar realizando o que o Mestre nos ensinou.
O trabalho pastoral é realizado de forma voluntária e é orientado de acordo com as exigências de cada segmento, nos transformando em canais de bênçãos, principalmente para as pessoas que mais necessitam.
Fazer parte de uma pastoral é transformar pequenos gestos ou projetos de promoção humana, promovendo a paz, defendendo a vida e alicerçando a sociedade na justiça.