Paróquia Nossa
Senhora Aparecida

R. Parque D. Luis, 273 – São Paulo, SP | Tel: (11) 2979-9270 | E-mail: secretaria@nsaparecidajsp.com.br

Pastoral do Dizimo

Dízimo é o gesto de gratidão a Deus do que somos e temos. Foi a forma que Abraão encontrou para agradecer, devolvendo a Deus a parte dos bens conquistados, não porque Deus precisasse, mas por gratidão ao Senhor a quem tudo pertence. Depois deste primeiro gesto de Abraão encontramos várias citações na Bíblia que apontam para a importância ao dízimo.

Em 1967 os Bispos do Brasil refletiram sobre o ser católico e sua missão da Igreja. E para que a Igreja possa continuar sua missão de evangelizar, os leigos deverão exercer seu protagonismo. A conscientização do dízimo ocupa lugar de destaque enquanto instrumento da ação evangelizadora. Em 1974, na 16ª Assembleia dos Bispos do Brasil, foi criada a partir de então a Pastoral do Dízimo com o objetivo de dar continuidade ao plano de ação da Igreja.

O trabalho de conscientização em torno do dízimo nunca está concluído, pois a realidade social, econômica e cultural muda constantemente e, com ela, sempre surge a necessidade de inovações e adaptações.

Na atualidade, as pessoas sentem o desejo de serem dizimistas. A pastoral já está implantada em todas as comunidades. Os paroquianos estão cada vez mais conscientes de que o dízimo possui várias dimensões além da econômica que mantém o aparato burocrático de uma paróquia funcionando. É o caso da dimensão propriamente religiosa, social e missionária.

Coordenadores: Lúcia e Neto

Imprimir