Paróquia Nossa
Senhora Aparecida

R. Parque D. Luis, 273 – São Paulo, SP | Tel: (11) 2979-9270 | E-mail: secretaria@nsaparecidajsp.com.br

Pastoral do Batismo

O sacramento é um encontro com Cristo por meio de um sinal. Cristo, invisível após sua Ascensão, torna-se visível, não com sua figura humana, mas por meio de um sinal. Cristo instituiu esses sinais-sacramentos e entregou-os à Igreja, dando a ela o poder de realizá-los. O sacramento é, então, sinal sensível e eficaz, instituído por Jesus Cristo e entregue à Igreja. Não vemos o Cristo em sua figura humana, mas o temos presente pelos sinais-sacramentos. Cristo, invisível, torna-se visível pelo sacramento. São gestos que celebram a vida. Não são gestos vazios, abstratos, rituais. É um gesto à espera de uma resposta de fé. Por isso, só terá sentido receber um sacramento, na medida em que Cristo tiver sentido na vida da pessoa. O Batismo é o sacramento da fé. Cada um dos fiéis só pode crer dentro da fé da Igreja. A fé que se requer para o Batismo não é uma fé perfeita e madura, mas um começo que deve desenvolver-se. O sacramento do batismo celebra a entrada e a acolhida de um novo membro na Igreja, na comunidade cristã, portanto, é o primeiro sacramento. O sacramento do Batismo nos faz cristãos, quer dizer: de Cristo. O batismo nos incorpora, nos insere, nos radica na Igreja: faz-nos ser Igreja. O Batismo faz de nós membros vivos da Igreja, comprometidos com ela. Evidentemente que não é só o rito, o sinal do Batismo que nos salva e nos torna santos. Será a vida do batizado. O Batismo deve ser renovado no dia a dia de nossa vida. O Batismo dá todo um sentido à nossa vida, nos dá uma direção.

O objetivo que se pretende alcançar pela Pastoral do Batismo é a preparação de pais e padrinhos para o primeiro sacramento da iniciação Cristã e conscientizá-los

sobre a verdadeira missão que cada um terá na caminhada para o crescimento e amadurecimento da fé. Mais do que ensinar a doutrina católica, a pastoral do batismo deve ser uma pastoral acolhedora, pois é uma grande oportunidade de estabelecer contato com os pais, mães e padrinhos que procuram a comunidade.

Coordenadores: João Luiz e Maria

Imprimir