Paróquia Nossa
Senhora Aparecida

R. Parque D. Luis, 273 – São Paulo, SP | Tel: (11) 2979-9270 | E-mail: secretaria@nsaparecidajsp.com.br

Pastoral da Juventude

Creio que um grupo jovem pode ser, na paróquia, um centro inicial de atração, de acolhida e de evangelização para os jovens, que, com o tempo, fluirão para outros movimentos e pastorais da Igreja.

Em geral, o grupo jovem marca o período de transição das pessoas para grupos de espiritualidade mais bem estruturada. Não estou dizendo que os grupos jovens, necessariamente, possuem uma espiritualidade rasa, mas é muito difícil que um grupo de caráter transitório (ninguém é jovem pra sempre, certo?) tenha uma proposta de formação espiritual consistente a ponto de sustentar uma pessoa por muitos anos.

Isso não é um defeito, mas é uma característica comum aos grupos jovens: a transitoriedade. Este aspecto não diminui em nada a sua importância, já que, sem esses grupos, muitos jovens ficariam sem referências e não teriam oportunidade de criar vínculos dentro da paróquia, deixando logo de frequentá-la.

Já se o grupo jovem se propuser a promover a espiritualidade de seus membros, é FUNDAMENTAL que fique claro de qual fonte irão beber e qual metodologia de trabalho irá utilizar, ou seja, qual caminho seguirá para alcançar a meta definida.

* Farão estudos bíblicos?

* Estudarão os discursos e homilias do Papa?

* Estudarão os escritos de algum santo?

* Cantarão músicas? De que tipo?

Coordenador: Nelsinho Hernandes

Imprimir