Paróquia Nossa
Senhora Aparecida

R. Parque D. Luis, 273 – São Paulo, SP | Tel: (11) 2979-9270 | E-mail: secretaria@nsaparecidajsp.com.br

› 01/08/2011

A única atitude sensata é respeitar o outro para n

Um homem estava no cemitério colocando flores no túmulo de seu parente. Ao se virar, viu um chinês colocando arroz no túmulo ao lado, que também era de seu parente. Então, o homem perguntou ao chinês: “Desculpe-me, mas o senhor acha que seu parente vem comer o arroz que o senhor deixou aí?”. O chinês respondeu: “E o senhor acha que o seu parente vem cheirar essas flores que o senhor colocou aí?”. E com essa resposta o homem saiu sem falar nada e foi embora.

Essa historinha retrata bem os nossos relacionamentos. Sempre devemos respeitar os outros em sua forma de viver. O que pode ser uma coisa absurda para nós, para o outro é algo normal e até sagrado.

Atualmente há uma grande dificuldade de se aceitar as diversas formas de se pensar e os diversos comportamentos. Certamente, muitos não nos agradam, mas é certo também que os nossos podem também não agradar a muitos. É verdade que para alguns cabe uma contestação e até uma opinião nossa no sentido de alertá-los e fazê-los perceber que alguns valores são eternos, mas a decisão é pessoal. A única atitude sensata é respeitar o outro para não feri-lo.

Esses dias vi, na internet e na televisão, um homem entrar numa Igreja durante a missa e na hora da pregação do padre, pegar a imagem de Nossa Senhora Aparecida e jogar no chão com toda força, despedaçando a imagem. E ao sair da Igreja, gritava: “Adorai somente a Deus!”.

Fiquei pensando: ninguém é obrigado a gostar de imagens. Isso é totalmente livre. Eu gosto e tenho imagens na minha casa e afirmo com todas as letras que não as adoro, mas as tenho com carinho e lembrança. Se alguém não gosta, é uma coisa muito pessoal, mas o respeito deve ser mantido. Eu sempre entendi que os que amam a Deus verdadeiramente, aprendem a respeitar o irmão, pois o próprio Deus respeitou a cada um de nós, por isso nos criou livres e não invadiu nossa privacidade. Os que conhecem a palavra sabem muito bem disso. De novo volto à historinha acima. Se as imagens não agradam a uns e são vistas como ídolos, para outros, nós católicos em especial, são apenas um símbolo que nos lembram alguém que amamos. Por que não respeitar isso?

Ainda em relação às imagens dos santos, todos viram que no evento promovido pelos homossexuais, a quem devemos respeitar e ter todo carinho, usaram fotos com imagens de alguns santos nus, com a intenção de promover o uso de preservativos e tudo mais. Isso também é uma falta de respeito para com os que veneram os santos e os têm como algo importante à sua visão de fé. O uso debochado é um desrespeito à Igreja, que tem os santos como exemplos de amor e serviço.

Creio que cada um devia parar e pensar nos seus atos. Eles poderão desagradar o irmão e consequentemente a Deus, que ama a todos

Agosto é o mês das vocações, ouçamos a voz de Deus que nos chama para vivermos como irmãos no respeito mútuo.

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *