Paróquia Nossa
Senhora Aparecida

R. Parque D. Luis, 273 – São Paulo, SP | Tel: (11) 2979-9270 | E-mail: secretaria@nsaparecidajsp.com.br

› 01/10/2011

A santificação pelo testemunho

Estamos na iminência de celebrar mais uma festa de Nossa Senhora Aparecida. A cada ano que passa, somos convidados a renovar nossa fé naqueles que se consagraram a Deus, isto é, os santos, nos dias a eles dedicados.

Nossa Senhora Aparecida assume, na classe dos santos, o primeiro lugar por ser a primeira a dar seu testemunho de santidade quando, aceitando a vontade de Deus, quis levar esse anúncio a outras pessoas (visita a sua prima, Isabel). O verdadeiro testemunho é a alegria de anunciar.

Anunciar Cristo significa sobretudo ser testemunha com vida. Trata-se da forma de evangelização mais simples e, ao mesmo tempo, eficaz, à vossa disposição. Consiste em manifestar a presença visível de Cristo na própria existência, através do empenho quotidiano e da coerência com o Evangelho, em cada opção concreta. Hoje, o mundo precisa, antes de tudo, de testemunhas credíveis” (Mensagem para a VII Jornada Mundial da Juventude – Papa João Paulo II).

Um dos teólogos mais importantes do século XX e Cardeal na época do saudoso Papa João Paulo II, Hans Urs Von Balthasar, disse em uma de suas obras que ninguém pode evangelizar sem uma fé profunda, uma esperança firme na salvação de Deus e uma vida generosa e plena na caridade.

Servir o Evangelho da esperança com uma caridade que evangeliza é obrigação e responsabilidade de todos. De fato, seja qual for a vocação, o carisma e o ministério de cada um, a caridade é a estrada mestra que toda a comunidade eclesial é chamada a percorrer seguindo as pegadas do seu Mestre.

O testemunho se dá na vivência do amor a Deus e ao próximo e, por isso, colocamos Maria como a primeira, na ordem dos que pertencem a Cristo, a demonstrar por atitudes concretas, um testemunho credível.

Como dizem os nossos bispos, “A formação cristã deve sublinhar a importância do testemunho dos santos no meio do mundo e fazer com que todos tenham consciência de que a santidade não é apenas para alguns, mas sim vocação comum de todos os fiéis”. A comunidade cristã tem de apresentar “um testemunho vivido da fé no qual a catequese encontra a sua base de apoio”

Caros irmãos, convido todos a participarem com fervor e alegria das festividades de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias primeiro e doze de outubro, agradecendo assim, o testemunho fiel da Virgem de Nazaré.

Com as bênçãos de Deus e as orações do padre Toninho!

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *