Paróquia Nossa
Senhora Aparecida

R. Parque D. Luis, 273 – São Paulo, SP | Tel: (11) 2979-9270 | E-mail: secretaria@nsaparecidajsp.com.br

› 14/09/2015

A Palavra nos ensina a ter humildade

Caros irmãos, paz e bem!

Chegamos ao mês de setembro, mês dedicado à Palavra de Deus. Aproveitemos para fazer dela a lâmpada para nossos pés e luz para a nossa caminhada.

A Bíblia é uma das fontes de sustentação da nossa fé. Ela não é a única fonte, pois antes dela os primeiros cristãos já anunciavam a verdade. Os escritos vieram depois e consolidaram aquilo que a tradição oral já realizava. Daí a importância de tê-la também como fonte de fé. De fato, a Bíblia nos dá o grande tesouro da fé, mas não elimina e tampouco despreza a tradição, pelo contrário, ela pede para que nós a guardemos (conf. 2ª Ts 2,15).

Com a Vivência da Palavra devemos abandonar o orgulho, a soberba e a pretensão de querermos ser santos e sábios mais do que os outros, criticando-os por isso e por aquilo só porque hoje pertencemos à outra denominação e interpretamos, por conta própria, a Palavra. Isso não nos torna mais verdadeiros do que os outros, ao contrário, poderá nos transformar em pessoas hipócritas.

A Palavra nos ensina a ter cautela e humildade. E a entender que não temos poder para interpretá-la de qualquer maneira. Não basta apontar o dedo para o outro e chamá-lo de idólatra só porque ele tem especial veneração por Nossa Senhora. Maria está na Palavra. Ela é a Mãe do meu Senhor, como disse Isabel quando a recebeu em casa. “Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar”? (Lc 39,43). Maria não é uma mulher igual às outras, ela é a cheia de graça e Mãe do Senhor. Para os que seguem Jesus, é necessário amá-la e venerá-la.

Aqueles que criticam o Papa, os bispos e os padres dizendo que estes não sabem nada, fazem pior, pois seguem os ensinamentos de pessoas que interpretam a Palavra por si mesmas. Se nós, que seguimos uma instituição bimilenar, que tem uma tradição, além de seguirmos a Bíblia não sabemos nada, por que estes saberiam tudo e teriam mais credibilidade?

Atualmente muitos se apresentam por aí prometendo várias coisas e são muitos os que caem nesse tipo de armadilhas. Alguns perderam tudo que tinham porque acreditaram numa pessoa qualquer. É preciso ter o respaldo de uma instituição segura, apesar da fraqueza das pessoas que a conduzem, que nos garanta a verdade de Jesus Cristo. E neste caso, a Igreja Católica tem muito a nos oferecer.

Deixemos a Palavra iluminar nossa caminhada e sigamos com fé as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele tem Palavras de vida Eterna. Procurem criar o hábito de entrar em contato com os seus ensinamentos. Jesus os faz como quem tem autoridade e não como os hipócritas.

Grande abraço a todos!

Padre Toninho – pároco

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *