Paróquia Nossa
Senhora Aparecida

R. Parque D. Luis, 273 – São Paulo, SP | Tel: (11) 2979-9270 | E-mail: secretaria@nsaparecidajsp.com.br

Artigos e reflexões › 04/08/2014

Hora da família!

rp_foto-685x1024.jpg   A Igreja, seguindo os passos de Jesus, seu Divino fundador, valoriza e promove a família e quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimônio e da família, procura vivê-lo fielmente; a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está procurando construir o seu  próprio projeto familiar. Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja se coloca a serviço da família (cf. FC 01).

A missão evangelizadora em favor da família, no Brasil, está organizada em duas grandes áreas de atividades: a primeira é uma ação contínua que acontece no dia a dia das Comunidades e Paróquias por meio da Catequese, homilia, Movimentos, Serviços e Pastorais, sobretudo a Pastoral Familiar; a segunda área de atividades, que nasce da primeira e é sua coroação, concentra-se na promoção e celebração dos acontecimentos principias em favor da família, em determinados momentos do ano, como: dia das mães, dia dos pais, a semana nacional da família e semana da vida etc.

Dentre esses acontecimentos, a Semana Nacional da Família tem sido uma ocasião especial de promoção da família. Para melhor refletir sobre a missão da família e a beleza da vida familiar, todos os anos a CNBB edita o livro Hora da Família com um tema geral e temas específicos voltados para os principais momentos da vida de uma família. Dom João Carlos Petrini, Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, apresenta o Hora da Família 2014, do seguinte modo:

“É com imensa satisfação que apresento o Hora da Família 2014, o livro que orienta e fortalece a família cristã no Brasil e oferece subsídios preciosos não somente para a semana da família, em agosto, mas ilumina o ano inteiro. O tema deste ano é a ‘espiritualidade cristã na família: casamento que dá certo’. Sete roteiros para encontro de famílias ajudam a valorizar e viver em família gestos de espiritualidade que podem fazer a grande diferença na convivência dos esposos, no crescimento dos filhos na fé, na renovação da alegria pelo amor que se renova no dia a dia pelo dom da graça que Deus derrama com abundância nos corações de quem O invoca e pelo dom de Si que cada um faz aos outros, à imitação de Jesus que nos doa sua vida, seu corpo e sangue, para a nossa felicidade e para a nossa paz’ (Hora da Família 2014, p. 7).”

Além disso, no Hora da Família há dez roteiros para celebrações: dia das mães, dia dos pais, dos avós, aniversário de casamento, momentos difíceis da família, eleições 2014, III Sínodo dos Bispos, família e fraternidade e orações do dia a dia de uma família de fé.

É um ótimo subsídio para o bem-estar da família e para aqueles que trabalham em favor da família nas Paróquias e Comunidades, que precisa ser mais conhecido por todos nós.  Caso você não conheça este rico subsídio, procure o seu pároco, que ele terá a alegria de colocar em suas mãos mais este serviço à sua família e à evangelização das famílias na Paróquia.

Deus abençoe a sua família e a grande família da qual participamos pelo Batismo.  Agora e sempre, é a hora da família.

 

Dom Sergio de Deus Borges
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal para a Região Santana

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *