Paróquia Nossa
Senhora Aparecida

R. Parque D. Luis, 273 – São Paulo, SP | Tel: (11) 2979-9270 | E-mail: secretaria@nsaparecidajsp.com.br

Artigos e reflexões › 13/01/2015

Dom Sergio nos convida nesse artigo a sonhar alto em 2015, a sonhar com os sonhos de Deus.

projeto_original

 

Quando pensamos no início de um novo ano, nos vêm à mente muitos projetos e sonhos que queremos colocar em prática durante o ano. São bonitos projetos em relação à vida familiar, cultural, profissional, comunitária e na vivência da fé. Fazemos nossos planos e queremos conduzi-los à nossa maneira, com nossas capacidades e uma ‘ajudinha’ do Céu.

Mas será que neste ano não seria bom pararmos diante da Palavra de Deus, do Santíssimo Sacramento ou do Cristo Crucificado para refletir sobre o plano que Deus faz para cada um de nós? Como Ele nos quer ver neste ano? A catequese do Papa Francisco, do dia 19 de novembro, pode apresentar algumas luzes em nosso caminho e nos projetos pessoais e familiares que temos para 2015.

O Papa recorda em primeiro lugar o grande projeto de Deus para cada um de nós, segundo às palavras do Apóstolo: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Tes 4,3). Este é o projeto de Deus para mim e para você.

Depois ele ensina quem pode ser santo: ‘Para ser santo não é preciso ser bispo, sacerdote ou religioso: não, todos somos chamados a ser santos! Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade só esta reservada àqueles que têm a possibilidade de se desapegar dos afazeres normais, para se dedicar exclusivamente à oração. Mas não é assim! Alguns pensam que a santidade é fechar os olhos e fazer cara de santinho! Não, a santidade não é isto! Aliás, somos chamados a tornar-nos santos precisamente vivendo com amor e oferecendo o testemunho cristão nas ocupações diárias. E cada qual nas condições e situações de vida em que se encontra’.

Mas como ser santo nas ocupações diárias? Papa Francisco ensina: ‘És casado? Sê santo amando e cuidando do teu marido, da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És batizado solteiro? Sê santo cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho e oferecendo o teu tempo ao serviço dos irmãos. És pai, avô? Sê santo, ensinando com paixão aos filhos ou aos netos a conhecer e a seguir Jesus Cristo. E é necessária tanta paciência para isto, para ser um bom pai, um bom avô, uma boa mãe, uma boa avó; é necessária tanta paciência, e é nesta paciência que chega a santidade: exercendo a paciência! És catequista, educador, voluntário? Sê santo tornando-te sinal visível do amor de Deus e da sua presença ao nosso lado’.

Deus nos ama e tem um alto projeto para cada um de nós. Vamos sonhar alto neste ano de 2015, porque na condição de vida de cada um de nós foi aberto o caminho rumo à santidade e é Deus quem nos dá a graça de percorrer este caminho, de sonhar com os sonhos de Deus.

Dom Sergio de Deus Borges – Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Santana

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *