Paróquia Nossa
Senhora Aparecida

R. Parque D. Luis, 273 – São Paulo, SP | Tel: (11) 2979-9270 | E-mail: secretaria@nsaparecidajsp.com.br

Artigos e reflexões › 16/05/2018

Artigo de Dom Sergio de Deus Borges

Mais uma vez ressoa forte o chamado à santidade na Igreja, que procura encarná-lo e vivê-lo no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque o Senhor escolheu cada um de nós para sermos santos e íntegros diante dele, no amor (Ef 1,4) (Papa Francisco, Gaudete et Exsultate , 2). Fazendo atual o anseio de Cristo: “Sejam santos como o vosso Pai celeste é santo” (Mt 5,48), o Papa Francisco publicou, no dia 19 de março, Solenidade de São José, a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate – “Alegrai-vos e exultai” –, sobre o chamado à santidade no mundo atual.

Após a leitura da Exortação, voltei a ler o capítulo quarto, em que o Santo Padre apresenta algumas características da santidade no mundo atual. Dentre as características elencadas, detive-me na primeira: “permanecer centrado, firme em Deus que ama e sustenta”.

A vida na cidade é frenética e hipertensa, e não é tão simples manter-se centrado. O modo como vivemos gera muita impaciência, agressividade, e muitas pessoas têm dificuldade para lidar com as contradições da vida. As pressões sociais e culturais são imensas, mas o Santo Padre ensina que todo aquele que permanece firme, centrado em Deus, consegue aguentar, suportar as contrariedades, as vicissitudes da vida e também as agressões dos outros, as suas infidelidades e defeitos (cf. Papa Francisco, Gaudete et Exsultate , 112).

Além disso, é importante recordar que ninguém está obrigado a seguir a onda do tempo nem se deixar arrastar pelas marés superficiais ou se deixar condicionar pelas demandas e exigências exteriores e correntes de opinião que pululam pelas mídias, especialmente nas redes sociais. A pessoa centrada tem uma bússola para descer as correntezas profundas e guardar o coração para que o seu eu interior vá se renovando e fortalecendo cada dia (2Cor 4,16).

Alegrai-vos. Os santos seguiram Jesus Cristo, contemplaram sua vida, viveram com convicção a fé católica e se tornaram mais fortes que o mundo, as crises e vicissitudes de sua época. Exultai, permanecer firme em Deus é um bom começo para um cristão que no momento atual quer responder ao chamado à santidade, quer concentrar-se no essencial e ser mais forte que o mundo e suas crises.

Dom Sergio de Deus Borges
Bispo Auxiliar sa Arquidiocese
na Região Episcopal Santana

Imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *